‘detesto enviar ‘mensagens’....’

[....]não tenho a menor dúvida de que sou suíço! minha língua materna é o dialeto de berna; para mim o alemão é artificial[....]os anos de adolescência têm lá sua importância. eu tinha vinte anos durante a guerra. a suíça ficava de fora das catástrofes, sem que se soubesse muito bem se ela era uma prisão ou uma fábrica de hitler. eu vivia numa ilha, ou numa jangada levada pela correnteza. observava de longe o crepúsculo dos deuses, como um espectador. daí vem, sem dúvida, minha visão da história como uma farsa assustadora e grotesca[....]israel tornou-se um estado como os outros, tão contestável quanto os outros. é consternador, como o enterro de uma ideia. os israelenses perderam a superioridade moral. já não poderão evocar auschwitz sem hipocrisia, pois empregam, contra os palestinos, métodos dignos da gestapo[....]para os anti-semitas, sou judeu; para os anticristos, sou cristão; para os antimarxistas, marxista; para os marxistas, antimarxista.... quero incomodar, inquietar, destruir as ideias feitas, atacar os poderes: friedrich dürrenmatt