TV Brasil: conheça-a.... de cabo.... a rabo!

Rio 450

O Observatório da Imprensa aborda os 450 anos do Rio de Janeiro pelo ponto de vista das transformações ocorridas na cidade no século passado e as grandes obras atuais que estão modificando a paisagem do Rio e alterando o cotidiano da população
 

Horário de exibição

03/03/2015 às 20:00
 
 
O Rio de janeiro chega aos 450 anos com fôlego desenvolvimentista e problemas de sobra. A cidade que já foi capital federal é ainda caixa de ressonância do país. No passado, abrigou a Corte Portuguesa e o primeiro jornal impresso no Brasil. Também foi palco de celebrações históricas como o Centenário da Abertura dos Portos, o Centenário da Independência e o IV Centenário, todas marcadas por grandes obras e forte suporte da mídia. Até hoje grandes festas fazem parte do calendário oficial da cidade, mas o carioca deseja mais. Ele espera melhor mobilidade urbana, mais habitação e emprego. O Rio passa por enormes transformações com obras em todos os bairros, mas a cidade está, realmente, sendo preparada para o século XXI? E a mídia está cobrindo as modificações e fiscalizando o poder público? As reformas urbanas interferem na vida da população com efeitos permanentes, mas a cobertura nem sempre acompanha este processo, seja por falta de pessoal ou carência de profissional especializado. De capital da mídia, com até 50 publicações na década de 50, o Rio tem hoje dois grandes jornais.
O Observatório da Imprensa quer aprofundar o assunto que está no cotidiano do carioca, mas não ganha da mídia reflexão adequada.