Presidente uruguaio falará ante o Parlamento do Mercosul


O presidente José Mujica falará hoje ante o Parlamento do Mercado Comum do Sul (Parlasul) sobre a importância regional de um projetado porto de águas profundas na costa uruguaia.

Essa iniciativa é apresentada como uma plataforma polivalente, de saída e entrada do comércio dos países da região de e para a Europa e a África.

Fontes parlamentares confirmaram a participação do presidente uruguaio na XII Sessão Extraordinária do Parlasul, junto a uma comissão interministerial para explicar detalhes do projeto.

Pela primeira vez, a sessão será televisionada e as intervenções serão traduzidas nos idiomas oficiais do Mercado Comum do Sul (Mercosul): espanhol, português e guaraní.

Depois da XII Sessão Extraordinária do Parlasul, na qual falará Mujica, se desenvolverá a XXX Sessão Ordinária, com delegações dos países membros: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Previamente, a Mesa Diretiva do Parlasul realizará uma reunião para avaliar as ações a tomar durante o segundo semestre de 2014.

Além disso, realizarão separadamente as comissões de Orçamento e Assuntos Internos; e de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca. Como também, as de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Moradia, Saúde, Meio ambiente e Turismo, de Assuntos Interiores, Segurança e Defesa; e de Assuntos Jurídicos e Institucionais.

fonte: prensalatina