Unama sediará Fórum sobre a construção da Amazônia


Dica do jornalista Eduardo Rocha, colunista da página.

Com o tema "“Amazônia: Sujeitos e Predicados - Diversidades, Identidades, Linguagens, Memórias”, o XIX Fórum Paraense de Letras, da Universidade da Amazônia (Unama), será aberto às 19 horas desta terça-feira(26), com programação até o dia 28 abordando a construção de significados por meio de linguagens utilizadas por comunidades tradicionais e urbanas na região e por quem observa a Amazônia a partir de outras realidades no Brasil e no exterior. Uma das atrações do Fórum será a participação do escritor amazonense Milton Hatoum na conferência de abertura do evento. 


“Quanto ao subtema do Fórum,  há nele  duas  palavras que acabam por envolver as demais: IDENTIDADES e DIVERSIDADES. Nossas identidades são constituídas a partir de nossa memória, de nossas práticas cotidianas, das nossas linguagens, das imagens que nos marcam profundamente o ser, a partir da relação que estabelecemos com nosso semelhante, em sociedade. Nesse sentido, refletir a respeito de  identidade(s) é recuperar em nosso imaginário o contato que mantivemos com o outro com o qual nos relacionamos, e a partir do qual nos construímos”, observa a professora Célia Jacob.  

Organizado pelo curso de Letras; Programa Integrado de Licenciaturas; Mestrado de Comunicação, Linguagens e Cultura; e Núcleo Cultural da Unama, o Fórum será aberto no dia 26, às 19 horas, no auditório David Mufarrej, com a palestra “Literatura, Linguagem e Memória”, a cargo do escritor amazonense Milton Hatoum, na presença da reitora Ana Célia Bahia e da professora Célia Jacob, coordenadora do Fórum Paraense de Letras.  

No dia 27, a partir das 9 horas, sempre no campus Alcindo Cacela, haverá sessões de comunicação coordenadas, mesas redondas, sessão de pôster e explanações e debates sobre temas como “Ensino, Aprendizagem e Uso de Línguas Estrangeiras em Contexto Amazônico”, “Linguagem, Variação Linguística e Ensino na Amazônia Paraense”, “O Ensino de Literatura do Pará na Amazônia”. A programação, incluindo eventos culturais, completa pode ser conferida no Portal Unama (www.unama.br).