dobrando as ideias!


dobramos tudo, não só os tecidos. e antes das dobras do papel, vamos dobrando os pensamentos. a adriana dobra a pele. o timóteo dobra a imagem. o wanderson dobra os desejos. e o serguei, dobrou o sistema. quatro exemplos de enfrentamento de desafios. quatro dobras. na medida exata.
 
imagem: cris moreno
01) adriana teixeira ferreira, 33, especialista em maquiagem e cabelo, há seis anos, profissionalmente, com vários cursos fora do estado. mas, faz a contagem total de 15 anos, desde o trabalho em parceria com a mãe, no ana salão de beleza (praça amazonas, no bairro de batista campos). ferreira executa sua aprendizagem na publicidade, produções de vídeos, televisão, teatro, campanhas políticas, fotografias. 'eu gosto de trabalhar com maquiagem que cubra perfeitamente a pele. atualmente, trabalhar na tv digital é complicado, porque qualquer coisa fica de fora, por exemplo, um fio de cabelo da sobrancelha a mais, um sinal, uma espinha, se um fio de cabelo da nuca fica em pé.... tudo aparece, fica nítido. a novidade no mercado é a maquiagem hd, de alta definição. todas as cores são perfeitas, a começar pelas sombras', explica. adriana ferreira trabalha no camarim da rede cultura de comunicação e tem um blog [por cá].
02) o jornalista timóteo ricardo da silva lopes, 25, está concluindo o mestrado em informação, comunicação e novas mídias, pela universidade de coimbra, portugal. 'voltei ao brasil para escrever a minha tese, que é a comparação das redes sociais com a europa, provavelmente o facebook como objeto de estudo e pesquisa, principalmente no aspecto de privacidade, quando você é vitrine e público também', justifica. timóteo lopes trabalha no núcleo de comunicação institucional do governo, dentro da pasta de novas mídias, precisamente no projeto terruá, que 'vai acontecer esse ano em belém(1, 2, 3 e 4 de agosto), no rio de janeiro(final de setembro) e em são paulo(início de outubro), levando a musicalidade local. estamos na fase de edição dos programas(drops), para exibir os bastidores na web e tvs, além do espaço palco', revela. para você ter uma ideia, já gravaram os músicos e compositores como a dona onete, lia sophia, luê soares, pio lobato, almirzinho gabriel, mestre curica, edilson moreno, tony soares, e vários outros. lopes está no facebook.
 
imagem: cris moreno
03) wanderson douglas silva lima, 25, técnico profissionalizante(eletricidade), gosta de desenhar e dobrar papel(origami, idem¹, idem²). pretende fazer arquitetura e designer gráfico. 'com 12 anos de idade, através de amigos, iniciei a dobradura de papéis – uma dobra leva a outra. a minha mãe me ensinou a fazer o sapo de origami. é um passatempo que me faz ir atrás, para enfrentar novos desafios. já criei novos modelos de origami, portanto, não faço apenas repetições de dobras. também gosto muito de desenho, nos mais variados formatos. admiro o mangá', surpreende-me lima, que ainda não está no mundo virtual como participante ativo e sim, visitante. ao fim e ao cabo, o que encanta wanderson é a medida milimétrica. os nichos dos espaços.


imagem: cris moreno
04) serguei firsanov, músico e compositor, é um bom exemplo de seguir tendências vocacionais. representa a dobra do sistema. 'eu penso que, realmente o significado da palavra salvação é muito mais complexo. dar oportunidade para as crianças aprenderem arte, música, desenvolvendo seus talentos, e quem sabe, descobrindo a futura profissão. a arte salva as pessoas. é metafórico, entendo, mas encaminha através da dedicação, nesse sentido', esclarece. firsanov não está na web. no momento, prepara-se com arranjo para o xxv encontro de música internacional, para orquestra de cordas.
cada história, é uma dobra da vida....

adriana ferreira: entrevista concedida em 29/05/2012, no camarim da cultura;

timóteo lopes: entrevista concedida na sala de gravação(terruá), em 31/05/2012;

wanderson lima: entrevista concedida na biblioteca da cultura, em 25/05/2012;

serguei firsanov: entrevista concedida no conservatório carlos gomes, em 10/05/2012.