'é o guru que nos escolhe': márcia salame

'o próximo sempre esteve muito próximo. dizem que tenho um pé na índia. entre o nascimento e a velhice, a medicina faz o seu caminho, contudo, está morrendo': um olhar macro que vem da médica márcia salame, adepta dos ensinamentos do guru sai baba(idem¹). há mais de dez anos, salame visita a índia para trabalhar no templo, como lavar, passar, cozinhar, rezar....
márcia valéria de nazaréth athias salame, 55, médica pediatra há mais de 30 anos. 'eu tenho um guru indiano. todos os anos ia para ficar no ashram dele. isso lá vai mais de 10 anos. viajava para a europa e os 10 últimos dias restantes das férias, fazia o caminha para a índia. aliás, o nome de minha lojinha chama-se 'ellora'(presentes e artigos da ásia), por conta da película caminho para a índia. conheço as suas cavernas. neste ano, vou direto para a áfrica do sul(mumbai), com os meus três filhos. já viajei com o meu marido, o médico cirurgião alberto gomes salame. mas, geralmente vou sozinha', revela a médica.
na verdade, a loja que não deixa de ser uma ligação humanitária, também é o ponto de encontro de profissionais que dispensam uma tarde de cada mês para ajudar pessoas carentes. essa ideia ou projeto de vida, vem do exercício indiano. 'me inspirei no exemplo da índia. como diz meu guru, 'mãos que trabalham são mais sagradas que lábios que oram'. todos os sábados, pela manhã, estou na ellora. participam do grupo enfermeiras, fisioterapeutas, odontólogos, professores, profissionais aposentados.... somos quase 20. não trabalhamos para ong, para políticos, para governos - crescimento espiritual próprio. há mais de dois anos estamos nessa luta. já fomos para o aurá, pratinha.... e para o atendimento aos ribeirinhos, meu marido comprou um barco de pesca(pequeno porte), já com um passeio agendado para cotijuba(ilha), no próximo mês. levamos também roupas, remédios, alimentação, peças de higiene corporal.... estamos abertos. quem quiser participar, entrar em contato com a loja ellora, e que fica na avenida conselheiro furtado, 917, fone: 3230-0349, batista campos. é um novo espaço, amplo, de dois andares, sendo que, no andar superior foi inaugurado o 'espaço daniel cansanssão', disponível à palestras e encontros sobre a espiritualidade e é de graça.
'a medicina está morrendo e o pediatra está acabando', diz márcia. você não vê pediatra novo. é muito difícil, quando isso acontece. os jovens médicos procuram mais a geriatria, mesmo porque a longevidade agora é maior. na minha área, na índia, nos hospitais que aqui não têm igual, e que fica no lugarejo de puttaparthi, onde vou, todos trabalham de graça, é tudo doado, ninguém tira dinheiro de lá. é um super hospital e está em um vilarejo. e é de super especialidades, com cirurgias ocular, cardíacas.... enquanto estamos abandonados. precisamos desde leitos, e a questão saúde precária, é no brasil todo.
márcia salame é paraense, pai judeu(ex-secretário de educação do estado, jonatahas athias), mãe de origem portuguesa e, marido árabe....

entrevista concedida na ellora, em 05/05/2012.