'cultura viva' mapeado pela revista dynamite



imagem: cris moreno
cultura viva é um programa de rádio. e este é o fabrício rocha(produtor), radialista e produtor cultural. é dele ainda, a produção do rototon - rádio reggae. os dois programas são da rede cultura de comunicação. fabrício rocha de souza leite, 31, rir entre livros: pudera, sai do texto, o sucesso da voz. concorre a prêmios.
fabrício rocha entrou para o quadro funcional da rede cultura de comunicação, através de concurso. está no departamento de produção da rádio cultura fm. sob a sua responsabilidade estão dois programas: cultura viva(todas as sextas, às 8 da noite) e rototon rádio reggae(todos os sábados, às 6 da tarde). produz tudo, desde a colheita do fato, até a edição dos programas. ah, a apresentação é sua.

cultura viva
este programa vem de 2008, com o osvaldo bellarmino. rocha está desde 2009. é um programa direcionado para shows, para apresentações ao vivo. 'saio nas madrugadas pela cidade, visito as casas de espetáculos, faço entrevistas de bastidores.... a importância dele é grande, porque não existe mercado fonográfico em belém, quer dizer, de peso. ninguém grava cd toda semana, então, as apresentações ao vivo passam a ser uma forma de escoar também, a música feita na capital. por exemplo, a luê soares não tem nenhum cd gravado e a colocamos no programa. além disso, passamos a incorporar o circuito independente no país, canções produzidas pelos pequenos selos e que tocam em festivais. vou a essas realizações, pessoalmente, pegar esse material para o cultura viva. e é daí que vem o destaque do programa', explica rocha.

o acervo do programa é ímpar, devido aos registros inéditos.

um prêmio nacional, através da revista dynamite,(idem¹) mapeou o programa. há 10 anos, dos 20 de existência, a revista que é direcionada para a produção independente, faz premiação especial, mapeando todo o circuito nacional. são 20 categorias. 'o lance do prêmio dynamite não é a questão do prêmio em si, mas o mapeamento nacional', revela fabrício.

até o dia 30 de maio você pode votar. cadastre o seu e-mail, receba a sua senha(e-mail), volte ao sítio e coloque a senha em uma das categorias. o link de votação: [por cá]. um detalhe: verifique no spam, se não cair diretamente na sua caixa de entrada do e-mail.

rototon rádio reggae
o programa tem a caraterística própria das comunidades. e é feito ao vivo. 'a galera vem ao programa. a emissora segue a linha do reggae há mais de 20 anos. entrei direto no reggae, na produção da rádio, após ser aprovado em concurso. foi a minha primeira participação em um programa(2007). depois participei da produção do cena musical, que por incrível que pareça, também foi mapeado pela revista dynamite(2008). atualmente, faço a produção sozinho do rototon, assim como do cultura viva. maio é o mês de tributo à bob marley. inclusive, no próximo dia 2 de junho, no parque dos igarapés, será a apresentação do dread mar i(argentino). o slogan do programa é: 'rototon rádio reggae, o som de todas as pedras'. é uma história da gente ir além do que rola. a sua vertente é o reggae roots, dos anos 1970. o mundo passeia por outros sons. dialoga com várias culturas. amanhã(hoje, sábado), o programa vai trazer um grupo de manaus, dentro do festival pará roots. no domingo(amanhã), será realizado, talvez o evento mais importante do reggae no ano, o tributo ao bob marley. sai da praça da república e vai para a praça waldemar henrique, que é a caminhada da paz, e que reúne cerca de 10 mil pessoas. serão apresentados vídeos, tendas de vinis, shows de bandas.... 31 anos de morte, fez no dia 11. um evento nacional', divulga o produtor cultural.

fabrício rocha é correspondente da rádio da universidade federal de são carlos(ufscar-são paulo). todas as quarta-feiras, à tarde, entra direto na programação, com as nossas novidades. 'essa rádio tem um 'quê' de experimentalismo', justifica o radialista.


entrevista concedida na biblioteca da cultura, em 18/05/2012.